XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METODOLOGIA DE ENSINO ÁGIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ERA DA INFORMAÇÃO MÓVEL Autor: FABIANA PRADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66600
Catalogação: 07/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2
Resumo:
Título: METODOLOGIA DE ENSINO ÁGIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ERA DA INFORMAÇÃO MÓVEL Autor: FABIANA PRADO
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66600
Catalogação: 07/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2
Resumo:
A presente pesquisa trata da concepção de uma proposta pedagógica,
denominada Ensino Ágil, e sua implementação na disciplina Projeto Básico
Desenvolvimento DSG1003, nas turmas da habilitação de Mídia Digital e Comunicação
Visual, do curso de Design da PUC-Rio. Tem por objetivo discutir a pertinência do Ensino
Ágil em situações de ensino aprendizagem inseridas no contexto da Cibercultura
levyniana, presente na atual Era da Informação Móvel. Como arcabouço teórico da
pesquisa, foi estabelecida uma relação entre a Teoria Geral de Sistemas, de Ludwig Von
Bertalanffy, e o Estruturalismo, de Jean Piaget, bem como seus reflexos nos princípios
do Manifesto Ágil para desenvolvimento de software, que, por sua vez, inspiraram a
concepção do Ensino Ágil. No desenvolvimento da presente dissertação, foram
contempladas questões relativas ao processo de aprendizagem significativa e o papel
das emoções nas relações de ensino aprendizagem, dentre outros conceitos atinentes à
Psicologia da Educação. A pesquisa realizada traz como principal conclusão que a
flexibilidade e a agilidade do Ensino Ágil possibilitam sua adaptação a diferentes perfis
cognitivos, sociais e emocionais de alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se o
desenvolvimento de habilidades e competências planejadas para a disciplina DSG1003.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |