$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A TEORIA DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE WILLIAM MORRIS
Autor: JONATHAN VINICIUS PEREIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66557
Catalogação:  02/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66557@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66557@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66557

Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo investigar a teoria da revolução socialista de William Morris. Nascido em 1834, Morris produziu muitos trabalhos até o ano de 1896, quando morreu com 62 anos. O recorte temporal sob o qual se assenta minha pesquisa está compreendido entre os anos de 1883 e 1890, quando o autor filiou-se a uma organização revolucionária e decidiu dedicar os seus textos à transformação da sociedade inglesa oitocentista. As fontes que nos permitem visualizar a sua teoria apresentam-se em dois discursos diferentes: o panfletário e o ficcional. Em relação ao primeiro, Morris valeu-se de jornais vinculados às organizações revolucionárias para intervir nos debates públicos ingleses e, em meio a essa intervenção, construiu a sua teoria da revolução. Em 1890 a sua teoria estava completa, mas apareceu sob outra roupagem: atravessando o romance utópico Notícias de lugar nenhum. Diante do que foi exposto, é imperativo para esta dissertação compreender os discursos mobilizados pelo cidadão inglês para demonstrar qual foi o papel que eles exerceram nas suas intervenções políticas. Para alcançar esse objetivo, alguns conceitos se fazem importantes, como, por exemplo, o conceito de propaganda porque permitem que as fontes analisadas sejam compreendidas como um meio de atuar na realidade política da Inglaterra vitoriana.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui