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Título: PRÁTICAS DE CUIDADO INFANTIL DE BABÁS, BABYSITTERS E NANNIES NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS
Autor: ISABELA CRISTINA MARTINS G SENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66529
Catalogação:  30/04/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66529@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66529@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66529

Resumo:
As inúmeras transformações que acompanham a contemporaneidade, podem requerer determinados ajuste no ambiente familiar, principalmente quando há crianças pequenas. Diante deste contexto, a babá hoje se estabelece como sendo uma figura que compartilha os cuidados com a família, não somente no que diz respeito à sobrevivência, mas como participante do processo de desenvolvimento infantil. Embora seu trabalho seja de fundamental importância, pouco se pesquisa e se reflete acerca de seu contexto de vida, da sua escolha profissional e de como realiza as práticas de cuidado com a criança. A tese, portanto, visa identificar, à luz da perspectiva sociocultural, as práticas e crenças de cuidado infantil, bem como a percepção das babás acerca das práticas maternas, em dois contextos culturais distintos, Brasil e Portugal. A pesquisa contou com 34 participantes, sendo 16 respondentes brasileiras e 18 portuguesas. Para a realização deste trabalho, utilizouse uma pesquisa semiestruturada, composta por 9 questões, sendo que a última pergunta, apresentou as figuras que representam os cinco sistemas de cuidado parental. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, através do software IraMuteQ e da análise de conteúdo de Bardin. No Brasil as práticas de cuidados se associaram a conteúdos afetivos, enquanto em Portugal, o foco estava voltado para o desenvolvimento cognitivo. Quanto às crenças de cuidado infantil, tanto as babás brasileiras quanto as portuguesas remeteram a alguns aprendizados que lhes foram transmitidos na infância e, que hoje, procuram passar às crianças que estão sob sua responsabilidade. No que diz respeito à percepção de práticas maternas, as babás brasileiras entendiam que estas buscavam estabelecer interações afetivas, atividades de lazer e cuidados relativos às necessidades básicas. As babás portuguesas acreditaram que as práticas maternas tratavam de cuidados voltados para a alimentação, a exploração do ambiente e a necessidade de criar vínculo entre mãe/filho. A pesquisa contribuiu para compreender o papel da babá em relação às práticas de cuidado infantil, bem como a influência do contexto sociocultural, no exercício dessas práticas e sua relação com a criança.

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