$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A PERCEPÇÃO DE RISCO POLITICO NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL BRASILEIRA: UM EXERCÍCIO EXPLORATÓRIA SOBRE O ENTENDIMENTO DO AMBIENTE GEOPOLÍTICO DA COOPERAÇÃO CBERS
Autor: VINICIUS DE MORAES ROLAND
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66048
Catalogação:  22/02/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66048@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66048@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66048

Resumo:
A expansão dos satélites como infraestrutura crítica para esforços de mitigação e reversão de mudanças climáticas, assim como a relevância desses engenhos espaciais para a expansão da conectividade social, impele a formação de cadeias de suprimentos estáveis capazes de assegurar a indústria nacional as condições de sucesso no desenvolvimento de projetos no setor de satélites. Mais ainda, o Brasil pode explorar sua posição geopolítica para ligar-se de forma mais proveitosa às cadeias globais de valor do setor aeroespacial. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é entender a perspectiva do setor aeroespacial brasileiro face aos eventuais riscos políticos advindos da cooperação Sino-Brasileira em matéria de satélites (CBERS). Visa-se, dessa forma, identificar possíveis comportamentos da indústria nacional diante de futuras conjunturas internacionais assim como gerar dados que contribuam para a divulgação das vantagens de realizar projetos espaciais com o Brasil. A metodologia utilizada foi a elaboração de uma sondagem por meio de formulário com empresários e funcionários da indústria aeroespacial brasileira, além de entrevistas com lideranças desse setor. Os resultados encontrados apontam que a percepção do ambiente de riscos da cooperação é marcada por incerteza, embora a descontinuação do projeto CBERS não seja vista como provável. O impacto percebido pela indústria é de que um eventual fim da cooperação afetaria principalmente a infraestrutura da indústria de satélites brasileira negativamente, mas também possivelmente viabilizaria novas parcerias internacionais no eixo de cooperação Norte-Sul. A presente pesquisa limita-se a analisar a percepção de risco do setor, abstendo-se de uma avaliação factual sobre a real probabilidade, impacto e incerteza de um fim do programa CBERS. Também, o presente estudo foi feito de forma exploratória com pequena amostra de dados, por isso as conclusões aqui encontradas ainda precisam ser fortalecidas por novas investigações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui