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Coleção Digital
Título: A BOEMIA LITERÁRIA NO RIO DE JANEIRO FIN-DE-SIÈCLE: ONOSARQUISTAS E PATAFÍSICOS Autor: DIOGO DE CASTRO OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6565
Catalogação: 10/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6565@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6565@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6565
Resumo:
Título: A BOEMIA LITERÁRIA NO RIO DE JANEIRO FIN-DE-SIÈCLE: ONOSARQUISTAS E PATAFÍSICOS Autor: DIOGO DE CASTRO OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 6565
Catalogação: 10/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6565@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6565@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6565
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade empreender uma reflexão
crítica do
panorama cultural no Rio de Janeiro a partir do estudo de
sua boemia literária, do
período que vai do manifesto republicano de 1870 às
primeiras décadas do novo
século - período intitulado de Belle Époque. As
transformações de cunho
modernizante, a secularização do Estado, as batalhas pela
abolição e pela
proclamação da república, bem como o esforço coletivo para
vencer as barreiras
relativas à ascensão social e política e, mais tarde, a
reurbanização da cidade e a
supressão da cultura popular formam o pano de fundo deste
estudo. O que se
pretende aqui é enquadrar a boemia no fulcro do dilema
burguês: por um lado, os
interesses do capital; pelo outro, os ideais de emancipação
do homem. Neste
sentido, a boemia serve de mediadora entre temporalidades
históricas sobrepostas,
uma vez que, se a modernização permitiu que ela viesse a
lume, ao mesmo tempo,
a própria modernidade refuta a instabilidade de seus papéis
sociais. Comprimida
pelo imaginário de um mundo antigo e a instrumentação de um
mundo moderno,
os boêmios se apresentam como figuras sacrificiais que
ritualizam o desespero
moderno.