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Título: SOBRE O NOME: REFLEXÕES A PARTIR DA OTOBIOGRAPHIE DE NIETZSCHE, DE JACQUES DERRIDA
Autor: JOAO PEDRO DA SILVA MARTINS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 65516
Catalogação:  18/12/2023 Liberação: 18/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65516@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.65516

Resumo:
O presente trabalho parte do texto Otobiographies de Nietzsche, no qual o filósofo Jacques Derrida aborda a obra intitulada Ecce Home de Friedrich Nietzsche, considerada como a mais próxima do que seria uma autobiografia deste autor. Logo no título da publicação, Derrida promove um jogo de palavras sonoro entre auto-biografia e oto-biografia, já que a pronúncia das duas palavras na língua francesa é a mesma; o prefixo oto sugerido por Derrida remete ao ouvido, à orelha, à escuta. As implicações entre o falar de si na autobiografia e o ouvido que escuta esse falar são desenvolvidas durante o texto. Neste, aliás, Derrida se dedica a ler e comentar – como um fio condutor – o prefácio, um excerto e as primeiras páginas da já citada obra Ecce Homo pensando questões muito particulares. Pertinente para este trabalho estão as noções expostas no texto sobre a dinâmica dos nomes próprios dos filósofos, seu porvir e as políticas – em sentido lato – que tais noções implicam. Pretende-se realizar uma discussão sobre os termos no desenvolvimento da exposição, cuja investigação pretende resultar num comentário – balizado nas questões desenvolvidas por Derrida na análise da obra nietzscheana - das formas em que a filosofia pensa e organiza as sumas filosóficas e os nomes que as organizam enquanto índice; desta maneira, a reflexão também ilustra uma possibilidade de se pensar a questão da identidade do sujeito - termos carregados de historicidade relevante - de maneira mais ampla.

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