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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PáTRIA AMADA BRASIL O ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE O ESTADO NOVO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO RIO DE JANEIRO Autor: HERIKA RODRIGUES FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65272
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65272@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65272
Resumo:
Título: PáTRIA AMADA BRASIL O ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE O ESTADO NOVO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO RIO DE JANEIRO Autor: HERIKA RODRIGUES FREIRE
Nº do Conteudo: 65272
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65272@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65272
Resumo:
A Educação Moral e Cívica (EMC) foi implementada nas
escolas do ensino secundário pelo Decreto-Lei n. 4.244/42 no Estado Novo.
Foi retomada em “todos os graus e modalidades” pelo Decreto-lei nº 869/69
e vigorou nas escolas públicas brasileiras enquanto disciplina até 1993,
quando a Lei nº 8.663/93 revogou sua obrigatoriedade. Tal cadeira tinha, na
letra da lei, o objetivo estabelecido de promover nos ambientes escolares
públicos e privados uma supervalorização do patriotismo, do nacionalismo,
da moral cristã e do amor ao trabalho; além de delimitar os caminhos do
civismo “ideal”. A historiografia sobre ambos os períodos é vasta e se
concentra em diferentes temas, sendo a Educação em particular abordado
com menos frequência. A perspectiva comparativa entre os recortes
temporais ainda é lacunar. Desta maneira, a proposta deste trabalho é a de
analisar as permanências e descontinuidades entre o projeto educacional do
Estado Novo e do período militar tendo como objeto central a disciplina
Educação Moral e Cívica, especialmente nas escolas do Rio de Janeiro. Esse
esforço se dará através do estudo da legislação e da documentação oficial
voltadas para a educação, assim como da análise de alguns dos materiais
didáticos utilizados nos períodos. A perspectiva de análise da questão
proposta se dá numa discussão sobre memória, cultura histórica e
consciência histórica, a fim de buscar indícios do impacto que essa
disciplina teve na construção da memória e legitimação tanto do Estado
Novo como da Ditadura Militar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |