XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A CONDEMNED SUBJECT: BOM-CRIOULO AND THE CONSTRUCTION OF THE HOMOSEXUALITY OF THE MAN OF COLOR BY ADOLFO CAMINHA Autor: ANDRE FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 65087
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65087
Resumo:
Título: A CONDEMNED SUBJECT: BOM-CRIOULO AND THE CONSTRUCTION OF THE HOMOSEXUALITY OF THE MAN OF COLOR BY ADOLFO CAMINHA Autor: ANDRE FERREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 65087
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65087
Resumo:
This thesis seeks to observe how the different agents of the literary milieu of the
late nineteenth century, author, editor and literary critics operated in the
construction and reception of the work, and of the figure of its protagonist, Amaro,
the Good Creole. The novel Bom Crioulo by Adolfo Caminha (1867-1897),
published in 1895, is one of the first literary works in Portuguese to bring
homosexuality as a central theme of the narrative. It was also the first Brazilian
novel to feature a black homosexual protagonist. A novel affiliated with the
naturalist aesthetic, but which overflows the limitations imposed by the movement
itself. Crossed by various interests such as revenge, sales, the real, among others,
Bom Crioulo (1895) exposes a nineteenth-century society that, bound by its
Christian morality and the scientificism of the time, placed black and homosexual
subjects in the place of abjection and immorality. A naturalistic work that, while
revealing homoaffectivity, condemns it to a tragic end.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |