$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE BODY: IMAGES OF DEFORMATION AND RECOMPOSITION
Autor: ALEXIA CARPILOVSKY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64607
Catalogação:  06/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64607

Resumo:
In a conference in 1996, Michel Foucault stated that, for him, utopias were born from the human desire to escape from the prison of the body, or to erase bodies altogether. Shortly after, upon reflection, the philosopher felt he was mistaken, concluding instead that what deprives the body of its utopian possibility would be the weight and the limits we are taught to give it. From a contemporary perspective, David Le Breton, in L Adieu au corps (1999), notes that, with the acceleration of technological advances, the body s activities have been increasingly atrophied, replaced by services and devices, forcing the body into a position of limitation or disease. The present research investigates how works from cinema, the visual arts and literature, mainly produced in the first decades of the 21st century, interact with those approaches, discussing three imaginaries concerning the body: as a barrier to be surpassed by the human being through technology; as a reflection of anthropocentrism and of temporality conceptions, in dialogue with the notions of progress, devenir, and performance; and as a place of memory record, through inscriptions or mutilations on the flesh, or through the lack of flesh entirely, turned into a spectral absence. Narratives in which the body is deformed, reformed, or that aim to overcome the body, were selected in order to understand certain aspects of contemporaneity from these representations that deal with the most elementary material unit of the human being.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui