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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DE DISFLUÊNCIAS SOB A ÓTICA DA PSICOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO DA FALA DE ADULTOS IDOSOS NEUROLOGICAMENTE SAUDÁVEIS Autor: CRISTIANE PATROCINIO FRANCESCHI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
LILIAN CRISTINE HUBNER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64564
Catalogação: 31/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64564
Resumo:
Título: ANÁLISE DE DISFLUÊNCIAS SOB A ÓTICA DA PSICOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO DA FALA DE ADULTOS IDOSOS NEUROLOGICAMENTE SAUDÁVEIS Autor: CRISTIANE PATROCINIO FRANCESCHI
LILIAN CRISTINE HUBNER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64564
Catalogação: 31/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64564
Resumo:
Esta dissertação se insere na área da Psicolinguística e volta-se para a análise
de disfluências em um estudo da fala de adultos idosos neurologicamente saudáveis,
utilizando tarefas previstas na Bateria de Avaliação da Linguagem no
Envelhecimento (BALE) (HÜBNER, et al., 2019). Neste estudo, buscou-se
investigar os tipos de disfluência mais recorrentes na produção de três tipos de
narrativas: um reconto (Lúcia), uma história engraçada vivida pelo participante
(Funny Story) e uma narrativa baseada em sequência de figuras (Dog Story). O
estudo incluiu 55 participantes (43 do sexo feminino, 12 do sexo masculino), com
idade média de 70 anos (SD= 7,3). Foi investigado o efeito das seguintes variáveis
sociodemográficas na produção de disfluências: idade, sexo, status socioeconômico
e escolaridade. Também se examinou a correlação entre proporção de disfluências
em cada tipo de narrativa e a pontuação na respectiva tarefa, entre proporção de
disfluências e hábitos de leitura e escrita, e a correlação entre a proporção de
disfluências e o desempenho dos participantes em testes cognitivos previstos na
BALE. Os resultados obtidos indicam que a proporção de disfluências varia em
função das demandas cognitivas de cada tipo de narrativa, havendo maior
proporção de disfluências na tarefa de produção de reconto. Foram analisados os
seguintes tipos de disfluência: pausas preenchidas, reformulações, prolongamentos,
repetições e interrupções. Observam-se diferenças quanto à distribuição de tipos de
disfluência em função da natureza gramatical do elemento afetado, com maior
incidência de pausas preenchidas e reformulações sobre itens lexicais e de
prolongamentos e repetições sobre itens funcionais. Em relação aos fatores
sociodemográficos examinados, foi observado resultado significativo apenas para
o fator escolaridade, com uma maior ocorrência de disfluências entre os indivíduos
com mais alto grau de escolaridade, na tarefa de reconto. No que tange aos estudos
de correlação, embora não tenha havido efeitos de correlação entre proporção de
disfluências em cada narrativa e a pontuação obtida na respectiva tarefa, cumpre
notar que o reconto foi a tarefa em que os participantes apresentaram pontuação
mais baixa, resultado que converge com o achado anterior de que esse tipo de
narrativa induz maior produção de disfluências. Nos outros estudos de correlação,
foi observada correlação positiva entre a proporção de disfluências produzidas na
narrativa da história engraçada e a tarefa de nomeação, e entre a proporção de
disfluências na tarefa de reconto e a pontuação obtida no questionário de hábitos de
leitura. Os resultados, em conjunto, sugerem que as disfluências na produção dos
idosos neurologicamente saudáveis podem ser interpretadas menos como
perturbações e mais como recursos importantes no planejamento e estruturação
linguística de enunciados.
Ao final, apontam-se implicações dos resultados para a compreensão de como
elementos como tipo de narrativa, fatores socioeconômicos, hábitos de leitura e
escrita e condições/estratégias cognitivas se entrelaçam para moldar o desempenho
linguístico de adultos idosos, trazendo contribuições significativas para o campo da
psicolinguística e além.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |