$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DISTRICTING E ROTEAMENTO DE VEÍCULOS: APRENDENDO A ESTIMAR CUSTOS DE ENTREGA
Autor: ARTHUR MONTEIRO FERRAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THIBAUT VICTOR GASTON VIDAL - ORIENTADOR
QUENTIN CAPPART - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 61766
Catalogação:  12/01/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61766@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61766@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61766

Resumo:
O problema de Districting-and-routing é um problema estratégico no qual porções geográficas devem ser agregadas em regiões de entrega, e cada região de entrega possui um custo de roteamento estimado. Seu objetivo é de minimizar esses custos, além de garantir a divisão da região em distritos. A simulação para obter uma boa aproximação é muito custosa computacionalmente, enquanto mecanismos como buscas locais exigem que esse cálculo seja feito de forma muito eficiente, tornando essa estratégia de aproximação inviável para uma solução metaheurística. Grande parte das soluções existentes para esse problema utilizam de formulas de aproximação contínua para mensurar os custos de roteamento, funções essas que são rápidas de serem calculadas porém cometem erros significativos. Em contraste, propomos uma Rede Neural em Grafo (Graph Neural Network - GNN) que é usada como oráculo por um algoritmo de otimização. Nossos experimentos computacionais executados com dados de cidades do Reino Unido mostram que a GNN é capaz de produzir previsões de custos mais precisas em tempo computacional aceitável. O uso desse estimator na busca local impacta positivamente a qualidade das soluções, levando a uma economia de 10,35 por cento no custo de entrega estimado em relação a função Beardwood, que é comumente usada nesse cenários, e ganhos similares em comparação com outros métodos de aproximação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui