$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE ADVANCEMENT OF GAFAM IN BRAZILIAN COMPULSORY EDUCATION
Autor: KADJA JANAINA PEREIRA VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 59409
Catalogação:  07/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59409

Resumo:
Due to the pandemic caused by the SARS-CoV-2 coronavirus in 2020, there was a significant increase in the use of digital media and platforms in all sectors of human activity, with emphasis on the use of platforms controlled by companies known as GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple and Microsoft). These are companies that, in recent years, have been promoting their products and services as an effective solution to educational problems. This dissertation aims to examine the expansion of GAFAM companies in Brazilian compulsory education in 2020. Based on a qualitative documentary study, the dissertation maps the measures taken by the State Departments of Education during the pandemic, analyses how the partnerships between the secretariats and these companies were articulated, identifies the actors involved and discusses the set of values and ideas that have been sustaining this expansion. For data analysis, a thematic categorical content analysis was performed. Findings indicate that there was a strengthening of partnerships between the secretariats and Google, Facebook and Microsoft, a trend that was already underway. In addition, it shows the presence of other initiatives, the institutionalization of products through recommendations in official documents and, notably, an absence of public debates on the adoption of these services. It concludes that the infrastructure offered by these companies is increasingly naturalized, making it urgent to expand the discussion on the appropriation and continuous use of data produced in educational contexts

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui