XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EXCLUSION AND INCLUSION OF STUDENTS FROM THE POPULAR CLASSES IN UNIVERSITY: THE ROLE OF READING AND WRITING Autor: ANDREA CRISTINA PAVAO BAYMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5665
Catalogação: 27/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5665
Resumo:
Título: EXCLUSION AND INCLUSION OF STUDENTS FROM THE POPULAR CLASSES IN UNIVERSITY: THE ROLE OF READING AND WRITING Autor: ANDREA CRISTINA PAVAO BAYMA
Nº do Conteudo: 5665
Catalogação: 27/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5665
Resumo:
The starting point of this thesis is the debate that
surrounds affirmative action policy concerning African
descendants, and students coming from public schools, in
the state of Rio de Janeiro. In the context of this debate,
the role of written culture is considered within the
project of becoming a university student. Steering clear of
deficit ideology, this thesis aims at confronting the
discussion about inequalities determined by the Brazilian
educational system, specifically concerning the
relationship between the popular classes and written
culture. Interviews and participant observations were
carried out in two universities, one of them public and the
other private. A process of immersion in a low-income
community was carried out, as well as investigation of
three educational spaces engaged in movements of inclusion
and permanence of these groups in the university: a
community admission examinations preparation course and two
projects developed in the universities, the objective of
which is to minimize the specific difficulties regarding
reading and writing presented by members of these groups.
Working with the concept of reading and writing as social
practice, the research points to the formative dimension of
university, less as a result of specific pedagogic
strategies than through socialization processes in a
community of readers composed of literate teachers and a
propitious environment. The university is shown to be an
advantageous space for the acquisition of the habitus of
these practices, their gestures and objects, which comprise
a characteristic kind of sociability that, unfortunately,
for various reasons, is not satisfactorily accomplished
during elementary and secondary education.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
REFERENCES AND ANNEX |