$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ESTRATÉGIAS PARA ENTENDER A CONECTIVIDADE DE PARES DE ENTIDADES EM BASES DE CONHECIMENTO
Autor: JAVIER GUILLOT JIMENEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO CASANOVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55649
Catalogação:  04/11/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55649@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55649@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55649

Resumo:
O problema do relacionamento de entidades refere-se à questão de explorar uma base de conhecimento, representada como um grafo RDF, para descobrir e entender como duas entidades estão conectadas. Esta questão pode ser resolvida implementando-se uma estratégia de busca de caminhos que combina uma medida de similaridade de entidades, um limite para o grau das entidades, e um limite de expansão para reduzir o espaço de busca de caminhos, e uma medida de ranqueamento de caminhos para ordenar os caminhos relevantes entre um determinado par de entidades no grafo RDF. Esta tese inicialmente apresenta um framework, chamado CoEPinKB, juntamente com uma implementação, para experimentar estratégias de busca de caminhos. O framework apresenta como pontos de flexibilização a medida de similaridade entre entidades, o limite máximo do grau das entidades, o limite de expansão, a medida de classificação de caminhos, e a base de conhecimento. Em seguida, a tese apresenta uma avaliação de desempenho de nove estratégias de busca de caminhos usando um benchmark envolvendo dois domínios de entretenimento sobre o OpenLink Virtuoso SPARQL protocol endpoint da DBpedia. Por fim, a tese apresenta o DCoEPinKB, uma versão distribuída do framework baseado em Apache Spark, que suporta a avaliação empírica de estratégias de busca de caminhos, e apresenta uma avaliação de seis estratégias de busca de caminhos em dois domínios de entretenimento sobre dados reais coletados da DBpedia. Os resultados fornecem intuições sobre o desempenho das estratégias de busca de caminhos e sugerem que a implementação do framework, instanciado com o par de medidas de melhor desempenho, pode ser usado, por exemplo, para expandir os resultados dos motores de busca em bases de conhecimento para incluir entidades relacionadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui