$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: BRANDING DE CIDADES CRIATIVAS
Autor: ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
FRANCOIS COLBERT - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 55072
Catalogação:  28/09/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55072@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55072@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55072

Resumo:
Frente à acirrada competição entre cidades, é tarefa dos gestores proporcionar um ambiente de atração para visitantes e investimentos, além de manter os residentes satisfeitos. Portanto, o desenvolvimento local vai além das políticas públicas e se torna um desafio de mercado. Ademais, há um reconhecimento crescente por parte dos gestores e outros agentes de que uma cena musical dinâmica impulsiona a economia ao criar empregos, atrair turistas e fortalecer a marca da cidade. Diante desse contexto, este estudo investiga como a indústria da música ao vivo afeta o processo de construção da marca de uma cidade, analisa os componentes e dimensões dessa indústria e também mostra como uma cidade pode articulá-los para fomentar o desenvolvimento e fortalecer sua marca. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso múltiplo realizado no Rio de Janeiro e em Montreal, cidades com forte tradição de música ao vivo. Como resultado, foi desenvolvido um modelo teórico que propõe a divisão da infraestrutura de música ao vivo em duas partes: uma voltada para grandes eventos e outra voltada para o que acontece durante todo o ano, fora dos grandes eventos. A pesquisa aponta que os grandes eventos têm uma forte influência na marca da cidade. No entanto, é o que acontece ao longo do ano que nutre a identidade cultural de uma cidade, que por sua vez tem uma forte influência na marca da cidade. Os resultados destacam que: (a) as cenas musicais de uma cidade podem ser um argumento turístico porque são um elemento de diferenciação; (b) as cidades devem proteger seus espaços de pequeno e médio porte, pois eles tornam os eventos musicais mais acessíveis e relevantes para a população de diferentes territórios; (c) a proteção da indústria de música ao vivo de uma cidade está conectada com a preservação de seu patrimônio musical. A herança musical influencia a composição, produção, consumo e outros aspectos envolvidos nas cenas musicais de uma cidade; (d) é fundamental garantir a continuidade das políticas públicas de cultura e estabelecer um processo mais inclusivo que considere a diversidade do público; e (e) considerando a escassez de recursos, o financiamento público deve priorizar o apoio à educação musical, aos eventos musicais ao longo do ano e à preservação do patrimônio da cidade. O estudo também mostra que as Secretarias de Turismo e Cultura devem trabalhar juntas para manter a autenticidade da marca da cidade, pois o que não está exclusivamente ligado a um lugar pode ser replicado por outra cidade e, portanto, não pode ser considerado um elemento de diferenciação. Este estudo pretende fornecer informações para acadêmicos, profissionais da indústria musical, gestores públicos envolvidos no desenvolvimento econômico e cultural, e profissionais de turismo que procuram maneiras de impulsionar as economias locais por meio da cultura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui