$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: TEARING DOWN WALLS AND BUILDING BRIDGES: SOCIAL ENTREPRENEURSHIP AS A PATH TO A MORE CRITICAL ENTREPRENEURIAL EDUCATION
Autor: MARLLON CALAES CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 54358
Catalogação:  24/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54358@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54358@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54358

Resumo:
In light of the aggravation of crises due to the COVID-19 pandemic, this research sought to understand how, in a brazilian pandemic context, entrepreneurial education tries to build a reflexive and propositive knowledge about the role of the entrepreneur in the society and how a critical education can contribute with this process. The qualitative study analyzed the data in a participant observation process of the researcher in an entrepreneurship class of a well recognized university in this topic. The documents related to that discipline and testimonies were obtained through interviews with professors and students. From a thematic approach, the analysis was structured under the perspective of two major themes and their sub-themes: (1) Being an entrepreneur; (1.1) Entrepreneurial Profile, (1.2) Entrepreneurial Education, (1.3) Me as a Product, (1.4) Standardized individual; and (2) Be a change agent entrepreneur; (2.1) Collective Vision versus Individualistic Vision, (2.2) Positive change versus negative change, (2.3) Social entrepreneurship. Thus, the research shows an ineffective contribution to the formation of critical individuals with potential for social transformation. Therefore, the study suggests, based on a consistent foundation of Paulo Freire s critical pedagogy, between social, impact entrepreneurship and the teaching of entrepreneurship, a reassessment of the latter as a political, democratic and freedom instrument that works at the service of collective vision, developing subjects capable of interacting with real demands and acting purposefully, promoting positive changes in the face of socioenvironmental problems that are part of Brazilian realities.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui