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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GUIDELINES DE GAMIFICAÇÃO PARA PREVENIR EFEITOS NEGATIVOS EM SISTEMAS DIGITAIS DE EDUCAÇÃO/APRENDIZAGEM Autor: CLAUVIN ERLAN J DA C C DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO FEIJO - ORIENTADOR
MARCOS KALINOWSKI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53673
Catalogação: 13/07/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53673@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53673@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53673
Resumo:
Título: GUIDELINES DE GAMIFICAÇÃO PARA PREVENIR EFEITOS NEGATIVOS EM SISTEMAS DIGITAIS DE EDUCAÇÃO/APRENDIZAGEM Autor: CLAUVIN ERLAN J DA C C DE ALMEIDA
MARCOS KALINOWSKI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53673
Catalogação: 13/07/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53673@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53673@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53673
Resumo:
Enquanto a maioria da pesquisa relata efeitos positivos de gamificação, o
foco em seus efeitos adversos é consideravelmente menor. Tendo isso em mente, conduzimos um mapeamento sistemático dos efeitos negativos de elementos de
game design em sistemas de aprendizado/educação. O estudo revelou 77 papers reportando efeitos não desejados de game design. Descobrimos que badges,
competição, leaderboards e pontos são os elementos de game design mais encontrados
sendo declarados como causadores de efeitos adversos. Os efeitos
mais citados foram falta de efeito, falta de entendimento, irrelevância, problemas
motivacionais e performance piorada. Então usamos os dados recolhidos
para criar 7 diretrizes sobre alguns dos efeitos negativos encontrados e como
lidar com eles. A dissertação pode ajudar designers de gamificação a tomarem
decisões mais bem informadas quando selecionando elementos de game design
a serem encontrados em sistemas de educação/aprendizado, criando percepção
de efeitos adversos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |