$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: I MAY LIVE ON THE HILL, BUT I DON T OWE ANYONE: IDENTITY AND MEANING CONSTRUCTION OF REALITY IN NARRATIVES OF TEENAGERS ASSISTED BY A FEDERAL SOCIAL PROGRAM
Autor: PAULA FERNANDES TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53625
Catalogação:  12/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53625@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53625@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53625

Resumo:
This paper aims to investigate, in the light of the Narrative Analysis and Interactional Sociolinguistics, the way in which a given group of teenagers understands, through discourse, themselves, the others and the reality that surrounds them. To this end, the theories of coherence systems and social identities will be taken into account. The study, which is guided by the socio constructivist paradigm, is of a qualitative and interpretative nature. The data were generated by means of semi-structured group interviews, carried out with a total of eight teenagers, between fifteen and eighteen years old. They have in common the fact of being assisted by the social program Forças no Esporte (Profesp), hosted at a military unit in Ilha do Governador, Rio de Janeiro, and the fact of living in poor communities from the same region. The analysis privileges a micro-interactional and situated approach to the discourse and focuses on the narratives that emerged in nine excerpts from the interviews, in order to articulate the micro-analyzes of the interactional level with aspects related to the macro-sociological context in which the participants are inserted. Based on the detailed examination of the data, it was possible to observe the expert coherence system under which they operate, in terms of the group s moral values and beliefs. The results show that the way they represent certain social objects, such as favela, asphalt, bandit, police, violence and Profesp are marked by conflicts and ambiguities.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui