$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: POLÍTICA MONETÁRIA E GESTÃO DE LIQUIDEZ EM UM MODELO DE FORMAÇÃO ENDÓGENA DE REDES DO MERCADO INTERBANCÁRIO
Autor: LUIZ GUILHERME CARPIZO F COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TIMO CHRISTIAN HILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53065
Catalogação:  01/06/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53065@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53065@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53065

Resumo:
Esta dissertação desenvolve um modelo tratável de formação endógena de redes do mercado interbancário. Devido a choques de liquidez, bancos enfrentam um trade-off entre investir seus recursos num ativo líquido e num ativo ilíquido de alto retorno. O mercado interbancário é modelado como uma rede. Um link estendido por um banco a outro é interpretado como uma linha de crédito da qual o primeiro banco pode tomar emprestado ativos líquidos do segundo para cobrir fluxos de saída de recursos. O Banco Central, através de linhas financeiras, empresta recursos aos bancos com saldos negativos e toma emprestado de instituições com saldos positivos a taxas por ele estabelecidas. Essas taxas definem um corredor no qual a taxa cobrada em empréstimos interbancários deve estar contida. Nesse contexto, caracterizamos o equilíbrio (único) nas decisões de investimento dos bancos para qualquer rede. Em seguida, endogenizamos a rede, através da decisão dos bancos de linhas de crédito, e mostramos que toda rede em equilíbrio é uma rede de núcleo-periferia completa. Esse resultado é consistente com redes empiricamente observadas. Ademais, introduzimos um trade-off para Bancos Centrais ao decidir o corredor de juros: um corredor mais estreito dá mais controle ao Banco Central sobre a taxa interbancária, o que é importante para a condução de política monetária. No entanto, se considerarmos as decisões de links dos bancos, isso pode levar a um equilíbrio com uma rede mais esparsa, onde o investimento total no ativo líquido é maior, o que representa um custo implícito, já que esses recursos poderiam ser investidos no ativo mais produtivo. No geral, nossa análise ressalta o importante papel que redes endógenas têm na transmissão de política monetária.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui