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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA UNIVERSIDADE DE PESQUISA FRENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor: FABIOLA STAPPAZZOLI DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5198
Catalogação: 19/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5198@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5198@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5198
Resumo:
Título: UMA UNIVERSIDADE DE PESQUISA FRENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor: FABIOLA STAPPAZZOLI DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 5198
Catalogação: 19/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5198@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5198@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5198
Resumo:
Este estudo objetivou apreender como uma universidade
tradicionalmente
reconhecida pela pesquisa, a PUC-Rio, vem reagindo às novas
resoluções
estabelecidas pelo MEC, que recomendam especialmente o
aumento de
horas destinado à prática nos cursos de licenciatura,
correspondendo esta a
diversas atividades a serem realizadas ao longo de toda a
formação e
perpassando todas as disciplinas. Para isso, foram
observados encontros que
buscam discutir as sugestões da lei e entrevistados os
professores de Prática
de Ensino e os coordenadores desses cursos. Verificou-se
grande dificuldade
em compreender o novo significado atribuído à prática,
principalmente em
virtude da necessidade de reflexão e discussão em sala de
aula de como o
conteúdo específico que vem sendo trabalhado pode e deve
ser tratado nas
escolas. Também foram questionados a provável perda da
formação teórica
desses alunos e o tempo de duração do curso, que deve agora
apresentar
currículo próprio, ou seja, distinto do Bacharelado. Isso
muito se deve à
desvalorização das questões de ensino no ambiente
acadêmico, mas,
igualmente, à falta de vivência desses profissionais no
ensino básico. Nesse
sentido, ao mesmo tempo em que se assinalou a necessidade
de revisão e
criação de disciplinas para a adaptação às recomendações da
legislação, foi
salientada a importância de ajuda financeira do Estado e de
formação de um
núcleo de formação de professores na instituição, que possa
reunir
formadores interessados pela temática a fim de reestruturar
adequadamente
as licenciaturas. Os depoimentos apontam que ainda é
preciso tempo para
que os professores e a própria universidade tenham claro
para si como deve
um curso de licenciatura estar estruturado e organizado
para de fato formar
um professor.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |