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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DIMENSÕES CONCEITUAIS NO DESIGN DE PRODUTOS COM A INTENÇÃO DE PROMOVER MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS EM PESSOAS Autor: ARIEL DE JESUS MENDEZ BRINDIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51781
Catalogação: 09/03/2021 Liberação: 09/03/2021 Idioma(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51781
Resumo:
Título: DIMENSÕES CONCEITUAIS NO DESIGN DE PRODUTOS COM A INTENÇÃO DE PROMOVER MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS EM PESSOAS Autor: ARIEL DE JESUS MENDEZ BRINDIS
Nº do Conteudo: 51781
Catalogação: 09/03/2021 Liberação: 09/03/2021 Idioma(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51781&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51781
Resumo:
Esta tese aborda o tema do design persuasivo. É o resultado de uma
investigação motivada para tentar entender os campos dimensionais ou categorias
de análise que influem e determinam as mudanças de comportamento das pessoas
através do uso de produtos de design. Com o objetivo de identificar as categorias
de análise que promovem mudanças de comportamento partiu-se de uma visão
transdisciplinar, entendendo que somente através desta visão é possível a
completa compressão das distintas dimensões consideradas pelo modelo da
conduta humana. A postura adotada reconhece a conduta como resultado de forças
endógenas ao indivíduo que promovem sua intencionalidade e forças exógenas
que a determinam. Esta tese tenta responder a pregunta: Quais são as dimensões
conceituais no design de produtos que persuadem as pessoas de forma a gerar uma
mudança em seu comportamento? A hipótese proposta define a existência de
fatores externos ao projeto de produtos que influem de maneira determinante para
o sucesso de uma mudança de comportamento das pessoas através do uso de
produtos de design. Esses fatores externos são definidos como dimensões
conceptuais que devem ser levadas em conta durante o processo de design. Como
parte a pesquisa se reconhece o método da Teoria Fundamentada como aquela que
resulta ser a mais adequada para estudar um fenómeno particular e poder, a partir
da geração de categorias, explica-lo de maneira convincente e racional. O objeto
desse estudo é o fenómeno através do qual um objeto de design contribui para
promoção de uma mudança de conduta. Através de um recorte na investigação foi
possível controlar o objeto de estudo focando-se ao uso da bicicleta como
transporte, onde se identificou a bicicleta como objeto de design e como de transporte na Cidade de México (CDMX) como situação singular ou fenómeno.
Foram realizadas entrevistas com usuários do produto e a partir da interação na
identificação de categorias de analise foi possível chegar a uma síntese das
dimensões que conformam o modelo de modelo de design persuasivo proposto.
Estes fatores foram identificados em campos dimensionais do usuário e no
contexto, respectivamente, além daqueles próprios ao produto. O resultado da
pesquisa e seu aporte a disciplina centra-se em um modelo de design persuasivo
que contempla e contém as distintas categorias de análise envolvidas pelo ‘projeto
com intenção’. Finalmente, com o modelo de design persuasivo proposto ratificase
a hipótese de que existem fatores externos (categorias de análises) ao produto
de design que determinam a intencionalidade de uma mudança de comportamento
nos indivíduos. O aporte dos achados a disciplina baseia-se na possibilidade de
empregar o modelo proposto com carácter projetual para guiar a pesquisa sobre o
usuário e o contexto em projetos de design persuasivo. A tese contribui ainda com
um guia de aplicação do modelo de design persuasivo visando facilitar sua
utilização durante o processo projetual.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |