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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DO CUBO DE RODA DE UM VEÍCULO OFF ROAD BAJA SAE Autor: LUCIANA HERINGER MATILDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
MATHEUS HOFFMANN BRITO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45810
Catalogação: 24/10/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45810@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45810
Resumo:
Título: ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DO CUBO DE RODA DE UM VEÍCULO OFF ROAD BAJA SAE Autor: LUCIANA HERINGER MATILDE
MATHEUS HOFFMANN BRITO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45810
Catalogação: 24/10/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45810@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45810
Resumo:
Este trabalho tem como objetivos principais a análise de tensões de um cubo de roda, componente da suspensão de um veículo Off Road Baja SAE, e a otimização topológica desta peça visando a redução de sua massa. A estrutura utilizada é a do atual protótipo da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Será realizado um estudo completo dos esforços atuantes no componente para potencializar o desempenho do veículo nas competições Baja SAE. Inicialmente, foram determinadas todas as condições críticas em que a peça estaria submetida e, em seguida, foi determinado qual delas seria de maior influência em uma possível falha estrutural. A partir desta análise foi definida uma configuração estrutural ideal para que não aconteça nenhuma falha mecânica e por fim, foi aplicada uma técnica de otimização topológica com o objetivo de minimizar a massa total da peça. haja uma redução de massa, por meio de uma otimização topológica. A modelagem inicial da peça foi desenvolvida no software SolidWorks, e as simulações foram executadas no software Ansys Workbench. Assim, foi necessário importar o arquivo do primeiro programa no Ansys e aplicar as condições de contorno em cada situação. Uma vez definida a estrutura ótima do componente, foi necessário verificar a viabilidade de fabricação. Nesse momento, tanto o orçamento da equipe quanto a facilidade de fabricação foram levados em consideração. Por fim, com a nova estrutura desenvolvida, foi realizada uma nova análise estática para verificação da confiabilidade do projeto.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |