$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: REFORMA AGRÁRIA UMA NOVA VISÃO
Autor: JOSE ITAMAR DE LIMA CARVALHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 4170
Catalogação:  20/11/2003 Liberação: 20/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4170@1

Resumo:
Todo o processo colonial brasileiro, em suas várias formas, assim se constituiu, merecem destaque as capitanias hereditárias, que podem ser consideradas os primeiros latifúndios brasileiros, porque contribuíram para que a propriedade da terra se estruturasse dentro da filosofia que dominava o regime feudal, com enormes extensões de terras sob o mando e poder dos senhores com autoridade absoluta sobre as pessoas e coisas. Em se tratando de reforma agrária, necessariamente, se compreenderia maior utilização da terra não apenas para a melhoria das condições de vida da população mas principalmente para a solução dos inúmeros conflitos sociais decorrentes das distorções encontradas. A idéia predominante na execução da reforma agrária foi a distribuição das terras entre os trabalhadores, de modo a propiciar o acesso à terra aos que não a possuíam, formando muitas pequenas propriedades rurais privadas. Não se está, no entanto, dando ênfase à sustentabilidade da reforma agrária nos aspectos econômico e ambiental. A simples repartição das terras não é reforma, não se trata, simplesmente, de promover uma melhor utilização da terra, dos capitais e da mão-de-obra, mas de corrigir as deficiências do modelo econômico existente, resultado de uma seqüência de falhas que vem desde o processo de colonização.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui