$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: USO DO AGES AND STAGES QUESTIONNAIRES PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES PARA MONITORAMENTO DE CRECHES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Autor: LUIS FLAVIO CHAVES ANUNCIACAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35718
Catalogação:  28/11/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35718@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35718@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35718

Resumo:
De 2010 a 2012, a cidade do Rio de Janeiro iniciou um projeto de grande escala para avaliar o desenvolvimento de crianças matriculadas em creches e pré-escolas públicas. A avaliação do desenvolvimento infantil foi realizada anualmente, com uma média de 60 mil crianças em cerca de 80 por cento das creches e pré-escolas públicas da cidade. Depois de receber treinamento específico, os profissionais de cada instituição (por exemplo, professoras e crecheiras) aplicaram os questionários que compõe o sistema Ages and Stages Questionnaire (ASQ-3 e ASQ:SE) para detectar possíveis condições de risco em relação aos principais marcadores do desenvolvimento infantil. Entretanto, no contexto brasileiro, há uma ausência de estudos que tenham investigado as propriedades psicométricas da versão brasileira do ASQ:SE. Além disso, poucos estudos discutiram os resultados do ASQ:BR e ASQ:SE com respeito a avaliações longitudinais, diferenças de performance em função do gênero e visando incorporação dos resultados estatísticos em políticas públicas. Dito isto, a presente tese teve os seguintes objetivos: (1) investigar as principais propriedades psicométricas do ASQ:SE usando metodologia de Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria da Resposta do Item (TRI) e (2) apresentar uma visão geral do desenvolvimento infantil em serviços de creche usando, para isso, os dados que foram coletados longitudinalmente por este projeto. Assim, esta tese compreende cinco artigos nos quais foram realizados os seguintes estudos. Inicialmente, com base na TCT, a estrutura fatorial do ASQ:SE foi investigada, a fidedignidade foi calculada usando o alfa de Cronbach, e pontos de corte preliminares foram calculados com base em médias e desvios-padrão. O segundo artigo ampliou a investigação da estrutura de fatorial do ASQ:SE e no terceiro artigo, um modelo de multidimensional da TRI foi usado para duas finalidades: (i) confirmar a dimensionalidade de todas as escalas do ASQ:SE e (ii) verificar as características de seus itens. No quarto e quinto artigo, o foco foi parcialmente alterado das propriedades psicométricas para os resultados preliminares de uma avaliação longitudinal de crianças que foram avaliadas ao longo de dois ou três anos consecutivos. Os resultados gerais evidenciam a validade, confiabilidade e utilidade do ASQ:SE e sugerem que crianças que estão matriculadas em creches públicas do Brasil/Rio de Janeiro, apesar da adversidade ambiental, não estão em risco de atrasos sérios no desenvolvimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui