XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHEN THE STUDENT BECOME PROFESSOR: THE PROFESSIONAL TRAJECTORIES IN THE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS- UFRJ (1976-1989) Autor: GUSTAVO DA MOTTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ADVISOR
PATRICIA COELHO DA COSTA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 33973
Catalogação: 24/05/2018 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@2
Resumo:
Título: WHEN THE STUDENT BECOME PROFESSOR: THE PROFESSIONAL TRAJECTORIES IN THE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS- UFRJ (1976-1989) Autor: GUSTAVO DA MOTTA SILVA
PATRICIA COELHO DA COSTA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 33973
Catalogação: 24/05/2018 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@2
Resumo:
The objective of this work was to investigate the professional trajectories
of the professors in the Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) in
their first moments of practice at the University. The period selected was between
1976 and 1980, because was the moment that the professors investigated became
members of the institution. This research elected 1976 as an initial year because
was when one of the first groups of the new curriculum finished the course and
1980 as the last year, when the post-graduation started in the EEFD. The
documents consulted, classified and analyzed were: the School Regiment of 1972;
the record of the Departmental and Congregation meetings; other official
documents and the data from six interviews. The study presents three chapters: the
first one investigates the EEFD, the institutional program and the public service
exams to enter in the institution; the second shows how these respondent
professors entered in the EEFD; and the last one indicates the slump process of
the institutional program and the reports of the practice in the period. The results
present the institutional program acting as a relevant aspect in its relation with the
trajectories in the personal, academic and professional ways and in consonance
with identity. The ways of criticize their own formation and the efforts to change
their practice show the connection between the institutional program, the
trajectories and the identity. These professors had a critical knowledge but were
comprehensive with the traditions and conceived the experience in the 80s as a
crucial moment to the stability of the new group.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |