$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MÉDICA EM CIRURGIA PLÁSTICA DO INSTITUTO IVO PITANGUY: UMA PROPOSTA INOVADORA
Autor: RITA DE CÁSSIA VIANNA DE AZEVEDO BUENO DE PAIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33682
Catalogação:  24/04/2018 Liberação: 24/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33682@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33682@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33682

Resumo:
Nas MAA existe o constante comprometimento com a formação de atitudes e valores, dentre eles a capacidade de comunicação, flexibilidade, respeito ao outro e tolerância. Estes preceitos resultam na valorização da relação médico-paciente promovendo maior vínculo e acolhimento. Este trabalho tem como propósito apresentar um modelo de Curso de Pré e Pós-operatório em Cirurgia Plástica para um programa de Pós-Graduação Médica fundamentado nas metodologias de aprendizagem ativa (MAA) e demonstrar que estes métodos são eficazes não apenas para o desenvolvimento da competência técnica, mas também para aprimorar as competências promotora, comunicadora, gestora e colaboradora, menos valorizadas na metodologia tradicional. Este Curso foi realizado no Instituto Ivo Pitanguy em agosto de 2016, e empregou os métodos TBL (Team-Based Learning), PBL (Problem-Based Learning), Círculo Socrático e Sociodrama. As competências promotora, comunicadora, gestora e colaboradora foram avaliadas através de testes discursivos realizados antes e após o Curso. A competência técnica foi avaliada através de teste objetivo ao término do Curso e esses resultados foram comparados aos do Curso realizado com a metodologia tradicional no ano anterior com o mesmo instrumento de avaliação. Os resultados demonstraram um aumento significativo nas competências técnica, promotora e comunicadora através da MAA. Não houve variação significativa nas competências colaboradora e gestora. Pode-se concluir que o emprego dessas metodologias foi de grande valia para o aprendizado teórico do discente, com ênfase para o desenvolvimento das competências comunicadora e promotora, competências estas elementares para o bom exercício da medicina.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui