XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CRIPTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS ESCRITAS OCULTAS AO CÓDIGO RSA Autor: IGOR NASCIMENTO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27587
Catalogação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27587
Resumo:
Título: CRIPTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS ESCRITAS OCULTAS AO CÓDIGO RSA Autor: IGOR NASCIMENTO DA SILVA
Nº do Conteudo: 27587
Catalogação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27587
Resumo:
Essa dissertação se propõe a introduzir nas aulas de matemática da escola
básica um tema que traga significado e interesse ao alunado e que, a partir dele,
seja possível desenvolver conteúdos novos e clássicos da disciplina, pertinentes
a esse nível de escolaridade. O tema escolhido foi a criptografia que possibilitou
o desenvolvimento de uma abordagem histórica da sua evolução até o código
RSA, a promoção de discussões sobre a relevância atual do assunto até os nossos
dias e o trabalho com conteúdos importantes da matemática. Com o intuito de
aprimorar e avaliar a proposta, uma pequena aplicação numa escola pública foi
feita, através de uma oficina, com resultados bastante satisfatórios. Pretende-se
que este trabalho seja mais uma fonte para auxiliar diversos professores na
construção de novas propostas pedagógicas adaptadas à realidade de cada sala de
aula com olhar motivador, significativo e contemporâneo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |