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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IDENTIDADE DA MARCA FOLHA DE S. PAULO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS INTERAÇÕES OFF-LINE E ON-LINE COM OS LEITORES Autor: LUCIANA AZEVEDO PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25457
Catalogação: 12/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE trabalho premiado
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25457@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25457@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25457
Resumo:
Título: IDENTIDADE DA MARCA FOLHA DE S. PAULO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS INTERAÇÕES OFF-LINE E ON-LINE COM OS LEITORES Autor: LUCIANA AZEVEDO PEREIRA
Nº do Conteudo: 25457
Catalogação: 12/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE trabalho premiado
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25457@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25457@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25457
Resumo:
O desenvolvimento da internet e as inovações tecnológicas permitiram o
surgimento de novas formas de comunicação e causaram impactos na produção e
disseminação de informação pelos veículos de comunicação. Tais mudanças
podem agir sobre a marca de um jornal, no momento de sua expansão para o
ambiente digital e on-line, e sobre as interações com seus leitores. Neste contexto,
o presente trabalho investiga se existe convergência entre o projeto de marca
proposto pelo jornal e três manifestações fundamentais da marca, a saber: a versão
impressa (off-line), o website e o perfil no Facebook (on-line) da Folha de S.
Paulo. O estudo utiliza o modelo de Projeto/Manifestação de identidade de marca
proposto por Andrea Semprini (2010) para a reconstrução do projeto de marca, e
as ferramentas teórico-metodológicas da semiótica discursiva de linha francesa
para a análise das manifestações da marca.A fim de aprofundar a compreensão das
interações que se dão entre a Folha de S. Paulo e os seus consumidores/leitores,
recorre-se ao modelo preconizado por Eric Landowski (2014), segundo o qual a
narrativa pode se inserir em quatro regimes de interação: programação,
manipulação, ajustamento e acidente. Os resultados da análise sugerem que há
convergência entre o projeto de marca e suas manifestações. No entanto, o
percurso do ambiente off-line para o ambiente on-line pode gerar novos sentidos
para a marca, uma vez que sofrem alterações os critérios de noticiabilidade, a
linguagem utilizada e, especialmente, as formas de interação entre veículo de comunicação
e leitores.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |