$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E COOPERAÇÃO SUL-SUL: UMA ANÁLISE DE COALIZÃO IBAS
Autor: CAMILA AMORIM JARDIM
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23754
Catalogação:  05/12/2014 Liberação: 05/12/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23754@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.23754

Resumo:
Em um contexto internacional em mudança - no qual a centralidade dos Estados Unidos está sendo questionada e potências emergentes aparecem como atores relevantes nas relações internacionais - as colisões Sul-Sul têm se fortalecido, levando adiante reivindicações como a legitimação das posições relativas de seus integrantes no sistema, que se expressa na formação de posições conjuntas nas esferas multilaterais e de articulações entre si, e a constituição de um sistema de governança mais permeável às suas aspirações, que se expressa nas suas demandas por reformas na estruturas do sistema internacional. Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar, sob a perspectiva da política externa brasileira, no período do governo Lula da Silva (2003 - 2010), a formação da agenda e a atuação do Fórum de Diálogo IBAS - Índia, Brasil e África do Sul - por meio da revisão de documentos provenientes de seus encontros ministeriais e de cúpula realizadas no mesmo período. Tais documentos são analisados com base na revisão de literatura específica sobre o tema. A partir dos resultados da cooperação Sul-Sul, caracterizada como uma coalizão do tipo bloco, uma vez que combina cooperação intra e extra bloco em uma agenda ampla, cimentada pelas identidades comuns de seus membros, e que se propõe duradoura. Em seu interior, o Brasil busca reforçar, dentre outras iniciativas, a sua posição no sistema internacional, enquanto liderança importantes entre os países em desenvolvimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui