XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DE CULTURA EM TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA Autor: GUILHERME JOTTO KAWACHI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18840
Catalogação: 23/12/2011 Liberação: 23/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18840@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18840
Resumo:
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DE CULTURA EM TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA Autor: GUILHERME JOTTO KAWACHI
Nº do Conteudo: 18840
Catalogação: 23/12/2011 Liberação: 23/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18840@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18840
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre a possibilidade de abordagem de aspectos culturais em três teorias de aquisição de linguagem: behaviorismo, inatismo e sociointeracionismo. Inicialmente, descrevo (brevemente) o momento sócio-histórico contemporâneo, focalizando as frequentes relações de intercâmbio cultural entre pessoas dos mais diversos países. Esses contatos se dão nos mais variados âmbitos e, permeados pelas demandas da pós-modernidade e globalização que vivemos, ocorrem invariavelmente em Língua Inglesa (LI). As interações entre representantes de nações distintas são muitas vezes permeadas por pressupostos socioculturais contrastantes. Nesse sentido, enfatizo a necessidade de estudos que avaliem a abordagem de cultura (do aprendiz e do estrangeiro) no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). Apresento, posteriormente, conceitos básicos referentes às três teorias de aquisição de linguagem mencionadas, e teço considerações acerca da possibilidade de orientação na cultura-alvo (BARBOSA, 2009) em cada uma das teorias.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |