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Título: LEITURA E REVISÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Autor: NATALIA GONÇALVES MOTERANI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18667
Catalogação:  16/11/2011 Liberação: 16/11/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18667@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18667

Resumo:
Este trabalho, advindo dos projetos de pesquisas Manifestações de Constituição da Escrita na Formação Docente (SETI/FA/UEM), verifica como professores em formação, do terceiro ano do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá, assumem a postura de leitores para revisarem textos de alunos do Ensino Fundamental, partindo dos objetivos de compreender qual é a concepção com relação à revisão de textos manifestada e analisar o que levam em conta quando assumem a posição de co-produtores, nesse processo. Nesse sentindo, apoiamos-nos em Bakhtin (2003), Geraldi (1996), Fiad & Mayrink-Sabinson (1994) e Sercundes (1994), no que se refere aos conceitos de interação e escrita. Os resultados revelam que os professores não possuem uma base teórico-metodológica concreta para a leitura e para a revisão, pois alguns apenas fazem a higienização do texto, enquanto outros se atentam para o conteúdo, e os apontamentos se mostram mal organizados, o que pode prejudicar o trabalho com a reescrita do aluno, por falta de conhecimento de como ser mediador desse processo.

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