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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LEITURA E REVISÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Autor: NATALIA GONÇALVES MOTERANI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18667
Catalogação: 16/11/2011 Liberação: 16/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18667@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18667
Resumo:
Título: LEITURA E REVISÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Autor: NATALIA GONÇALVES MOTERANI
Nº do Conteudo: 18667
Catalogação: 16/11/2011 Liberação: 16/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18667@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18667
Resumo:
Este trabalho, advindo dos projetos de pesquisas
Manifestações de Constituição da Escrita na
Formação Docente (SETI/FA/UEM), verifica
como professores em formação, do terceiro ano
do curso de Letras da Universidade Estadual de
Maringá, assumem a postura de leitores para
revisarem textos de alunos do Ensino
Fundamental, partindo dos objetivos de
compreender qual é a concepção com relação à
revisão de textos manifestada e analisar o que
levam em conta quando assumem a posição de
co-produtores, nesse processo. Nesse sentindo,
apoiamos-nos em Bakhtin (2003), Geraldi
(1996), Fiad & Mayrink-Sabinson (1994) e
Sercundes (1994), no que se refere aos
conceitos de interação e escrita. Os resultados
revelam que os professores não possuem uma
base teórico-metodológica concreta para a
leitura e para a revisão, pois alguns apenas
fazem a higienização do texto, enquanto outros
se atentam para o conteúdo, e os apontamentos
se mostram mal organizados, o que pode
prejudicar o trabalho com a reescrita do aluno,
por falta de conhecimento de como ser
mediador desse processo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |