XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING FRACTIONS AIMING AT THE INTRODUCTION TO ALGEBRA Autor: NEIDE DA FONSECA PARRACHO SANTANNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GILDA DE LA ROCQUE PALIS - ADVISOR
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12463
Catalogação: 11/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12463
Resumo:
Título: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING FRACTIONS AIMING AT THE INTRODUCTION TO ALGEBRA Autor: NEIDE DA FONSECA PARRACHO SANTANNA
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12463
Catalogação: 11/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12463
Resumo:
The main idea of this thesis was to work on the concept of
fraction, identifying the fraction as a number and
representing it in the line, taking as basis the
recommendations and experiments of Kathleen Hart, and,
mainly Hung-Hsi Wu. A set of activities was developed,
generating a proposal for teaching fractions, led to
practice in classes of students of 7th and 8th grade of
Colegio Pedro II during the school years of 2006 and 2007.
A substantial part of the thesis is devoted to the
description of the methodological procedures developed for
the implementation of the theoretical principles defended
and of aspects of the implementation of these procedures in
the classroom. Large number of examples is given of the
activities performed, emphasis being given to the response
of the students. The monitoring of the progress of the
students is widely documented. The results are evaluated
from the global point of view and considering distinct
groups of students at different levels of prior
qualification. The development of all
the research work led essentially to two conclusions: the
familiarization with the algebraic field is more easily
reached when the concept of fraction is dealt in the
proposed way; the involvement of the students with the
activities and their understanding of the construction that
they were doing with the concepts proposed
returned them the interest for learning mathematics, the
key to the success of any educational proposal.