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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LÓGICA MODAL DE PRIMEIRA-ORDEM PARA RACIOCINAR SOBRE JOGOS Autor: DAVI ROMERO DE VASCONCELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDWARD HERMANN HAEUSLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10082
Catalogação: 25/06/2007 Liberação: 25/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10082&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10082&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10082
Resumo:
Título: LÓGICA MODAL DE PRIMEIRA-ORDEM PARA RACIOCINAR SOBRE JOGOS Autor: DAVI ROMERO DE VASCONCELOS
Nº do Conteudo: 10082
Catalogação: 25/06/2007 Liberação: 25/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10082&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10082&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10082
Resumo:
O termo jogo tem sido utilizado como uma metáfora, em
várias áreas
do conhecimento, para modelar e analisar situações onde
agentes(jogadores)
interagem em ambientes compartilhados para a realização de
seus objetivos sejam eles individuais ou coletivos.
Existem diversos modelos propostos
para jogos por diferentes áreas do conhecimento, tais como
matemática,
ciência da computação, ciência política e social, entre
outras. Dentre as
diversas formas de modelar jogos examinamos a Teoria dos
Jogos e as
lógicas para jogos. Neste trabalho
apresentamos uma lógica modal de
primeira-ordem baseada na lógica CTL, chamada de Game
Analysis nalysis Logic,
para raciocinar sobre jogos. Relacionamos os principais
modelos da Teoria dos Jogos (jogo estratégico,
extensivo, e de coalizão) e seus principais
conceitos de soluções(equilíbrio de Nash, equilíbrio de
subjogo perfeito,e core) aos modelos de GAL e às
fórmulas de GAL, respectivamente.
Além disso, estudamos as alternativas de quantificação De
Re e De Dicto
no contexto dos jogos extensivos, caracterizando o
conceito de equilíbrio
de Nash e equilíbrio de subjogo perfeito de acordo com as
alternativas
de quantificação. Relacionamos as lógicas Alternating-time
lternating-Tempomporal Logic (A ATL) TL) e Coalitional
Game Logic (CGL) com a lógica GAL, demonstrando
que ambas as lógicas são fragmentos da lógica GAL. Outro
resultado
deste trabalho é caracterizar uma classe de sistemas multi-
agentes,que é
baseada na arquitetura de agentes Belief-Desir Desire-
Intention(BDI), para a
qual existem jogos extensivos e vice-v versa. Como
conseqüência, os critérios
de racionalidade da Teoria dos Jogos podem ser aplicados
diretamente para
agentes BDI e vice-versa. Assim, a abordagem deste
trabalho pode ser
utilizada para analisar sistemas multi-agentes. Do ponto
de vista prático,
apresentamos um verificador de modelos para a lógica GAL.
Diversos estudos de casos são realizados utilizando o
verificador de modelos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CAPÍTULO 7 | |
CAPÍTULO 8 | |
CAPÍTUTO 9 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |