XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LE PROGRAMME ENFANT PETROBRAS, À LA MARÉ, CHEZ HUIT ÉCOLES PUBLIQUES SITUÉS AU PLUS GRAND ENSEMBLE DE BIDONVILLES DU BRÉSIL, ET SA RELATION AU PROGRÈ DES ÉLÈVES Autor: EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO -
Nº do Conteudo: 11196
Catalogação: 17/01/2008 Liberação: 17/01/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11196
Resumo:
Título: LE PROGRAMME ENFANT PETROBRAS, À LA MARÉ, CHEZ HUIT ÉCOLES PUBLIQUES SITUÉS AU PLUS GRAND ENSEMBLE DE BIDONVILLES DU BRÉSIL, ET SA RELATION AU PROGRÈ DES ÉLÈVES Autor: EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
Nº do Conteudo: 11196
Catalogação: 17/01/2008 Liberação: 17/01/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11196
Resumo:
En 1999, l`entreprise Petrobras et le Centre d`Études
Solidaires de la Maré (CEASM), instituition localisé dans
la Maré, ont etabli une alliance que visais aider les
écoles bubliques de la localilé, à accomplir mielleur leur
objectve. On peut dire, que de cette alliance est né, le
Programme Entfant Petrbrasavec, l`ideé de potencialiser la
perfomance scolaire des élèves et, entre autres
objectives, améliorer les écoles. Afin de bien concrétizer
ce projet, la médiation devrait se donner par le
développement des -officines- pédagogique et culturelles,
complémentaires au curriculum régulière. Dans cette
perspective, on espérait, rendre possible l`ampliation du
capital culturel et scolaire des élèves, et en conséquence
elever leurs performances. Actuellement, la moitié des
écoles publique, municipal, d´enseignement fondamental
existant à la Maré sont bneficié par le projet. Ça signfie
huit écoles. Devant le cadre designé, l`interogation
principal, de ce travail, pose en question les possibles
relations entre le programme, déjà mentionner, et la
performance scolaire des élèves. Pour essayer de repondre
cette question, nous avons analiser un ensemble de
données, des indicateurs scolaires, le resultat de la
performance de ces élèves à la Preuve Brésil de 2005 et,
ensuite, nous avons établi une comparaisons avec les
autres, huit, écoles non bénéficié par le programme.
Entre, les principaux constatations de la recherche, on
peut détacher l`élévation de performance des élèves aux
examens pedagogiques faites par les instituteurs.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGMENTS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |