XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LITERACY PRACTICES AND SOCIAL INCLUSION: THE CASE OF A CLASSROOM OF YOUNG ADULT EDUCATION , AT LEVEL II Autor: TATIANA REIS FONTES MONTEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9010
Catalogação: 18/09/2006 Liberação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9010
Resumo:
Título: LITERACY PRACTICES AND SOCIAL INCLUSION: THE CASE OF A CLASSROOM OF YOUNG ADULT EDUCATION , AT LEVEL II Autor: TATIANA REIS FONTES MONTEIRO
Nº do Conteudo: 9010
Catalogação: 18/09/2006 Liberação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9010
Resumo:
Studies that address literacy in young adult education
have neglected contexts
in which this group can already read and write, although
they do not demonstrate the
capacity to efficiently function in contexts of reading
and writing. This dissertation
fulfills this gap from the perspective of Applied
Linguistics. It describes an actionresearch
experience, describing writing and reading pedagogical
practices, in the light
of socio-activity theory, in a classroom of Young Adult
Education, at Vida Nova
Project, Rio de Janeiro, Brazil. The guiding principle
underlying the pedagogical
practices was that the insertion of citizens in the world
of writing allows them to
extend their worldview, empowering them as active citizens
in a predominantly
writing social space. To do so, it analyzes notes from
field research and 25 reading
and writing activities, qualitatively and across time. The
texts involve argumentative
and retelling experiences. Results indicate that leading
students toward literacy
includes a commitment to working with language and a
process of making them
subject of discourse. For this to happen, they need to
take distance from practices
that see the best text as the one that most resembles the
discourse of school books.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |