XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ENGLISH TEACHING COURSE BOOKS IN A SOCIODISCURSIVE PERSPECTIVE: CULTURES, IDENTITIES AND POST MODERNITY Autor: ROGERIO TILIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 8835
Catalogação: 16/08/2006 Liberação: 16/08/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8835
Resumo:
Título: ENGLISH TEACHING COURSE BOOKS IN A SOCIODISCURSIVE PERSPECTIVE: CULTURES, IDENTITIES AND POST MODERNITY Autor: ROGERIO TILIO
Nº do Conteudo: 8835
Catalogação: 16/08/2006 Liberação: 16/08/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8835
Resumo:
The purpose of this research is to investigate the
discourse of English as
foreign language coursebooks and its relation to students´
construction of social
identities. In order to observe socio-discursively how
these books represent the
world and the cultural contexts related to the English
language; to investigate the
extent to which they offer voice opportunities to
students; and to identify the
beliefs they reflect concerning the teaching and learning
of English, this thesis
adopts a systemic-functional approach to language, a socio-
interactionist view of
teaching and learning and a critical perspective of
discourse and culture. Adopting
a non-essentialist view of social identities and
considering the insertion of society
in post modernity, this research analyzes twelve English
coursebooks, from six
different series, at beginner and intermediate levels.
Books were selected
according to variation parameters involving communicative
objectives, target
audience, both place and date of publication, and consumer
market. Topics and
cultural contexts were investigated to identify the world
view expressed in each
book (ideational metafunction); exercises and activities
were both related to the
social roles imagined for projected book users and to
students´ voice opportunities
(interpersonal metafunction); finally, the structural
organization of the materials
(textual metafunction) was studied to identify authors´
beliefs concerning the
teaching and learning of English as a foreign language.
The analysis showed that
the choice of topics and cultural contexts provides a
world view that may lead
students to adopt certain identities which are presented
as the right ones, socially
acceptable and legitimated in several books. Results also
indicate, in eight out of
the twelve books analyzed, the representation of an
American and European world
view, where status and visibility are crucial to success,
in accordance with post
modern society. The organization of the materials, which
generally thematize
grammar, shows that most authors understand the teaching
and learning process as a set of formal rules to be
apprehended and reproduced, rather than a way of
acting in the world. The analysis of the exercises and
activities showed that there
is little space for learners´ cultures and few
opportunities for them to show their
voice and perform their identities freely. Results of this
research point to the
importance of discussing these issues and making students,
teachers and
researchers who deal with coursebooks aware of the social
and discursive force
inherent to the materials, which can interfere with the
construction of identities,
worlds and beliefs.