XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AN ARTIFICIAL INTELLIGENCE MIDDLEWARE FOR DIGITAL GAMES Autor: BORJE FELIPE FERNANDES KARLSSON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO FEIJO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7861
Catalogação: 07/03/2006 Liberação: 07/03/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7861
Resumo:
Título: AN ARTIFICIAL INTELLIGENCE MIDDLEWARE FOR DIGITAL GAMES Autor: BORJE FELIPE FERNANDES KARLSSON
Nº do Conteudo: 7861
Catalogação: 07/03/2006 Liberação: 07/03/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7861
Resumo:
The usage of artificial intelligence (AI) techniques in
digital games is
currently facing a steady need of improvements, so it can
cater to players
higher and higher expectations that require realism and
believability
in the game environment and in its characters' behaviours.
In order to
ease the fulfillment of these goals, software engineering
techniques and
methodologies have started to be used during game
development. However,
the use of such techniques and the creation of AI
middleware are still far
from being a generic and flexible enough tool for
developing this kind of
application. Another important factor to be mentioned in
this discussion is
the lack of available literature related to studies in
this field.
This dissertation discusses the research effort in
developing a flexible
architecture that can be applied to diferent game styles,
provides support
for several game AI functionalities and serves as basis
for the introduction
of more powerful techniques that can improve gameplay and
user experience.
This work presents: design issues of such system and its
integration with
games; a study on AI middleware architecture for games; an
analysis
of the state-of-the-art in the field; and a survey of the
available
relevant literature. Taking this research as starting
point, the design and
implementation of the proposed AI middleware architecture
was conducted
and is also described here. Besides the implementation
itself, a study on the
use of design patterns in the context of the development
and evolution of
an AI framework for digital games is also presented.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
BIBLIOGRAPHY |