XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHERS ON TEMPORARY CONTRACTS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: PERCEPTIONS ABOUT TEACHING WORK Autor: ALINE SILVA DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 72736
Catalogação: 01/09/2025 Liberação: 01/09/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=2
Resumo:
Título: TEACHERS ON TEMPORARY CONTRACTS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: PERCEPTIONS ABOUT TEACHING WORK Autor: ALINE SILVA DA COSTA
Nº do Conteudo: 72736
Catalogação: 01/09/2025 Liberação: 01/09/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=2
Resumo:
This research aimed to investigate perceptions of professional
development and the teaching experience under temporary contracts, based on
interviews with teachers working in public education in the municipality of Rio de
Janeiro. This concern is justified by the growing number of temporary contracts in
public education systems across the country – an arrangement that contradicts the
principle of exceptionality by becoming a standard hiring policy. The theoretical
framework grounding the study is based on discussions around the teaching
profession, teacher education and subjectivity. To that end, the study draws on the
works of Tardif (2013); Tardif and Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022);
and Gatti (2011) connecting the bibliographic discussion with the concrete
experience of non-permanent teachers, highlighting the challenges and
possibilities of working under such employment arrangements. Throughout the
research, we interviewed nine female basic education teachers from the public
school system of Rio de Janeiro who, at the time of the interview, were either
working under temporary contracts or had experienced such contracts at some
point in their careers. The accounts revealed that peer relationships in the context
of temporary contracts are a determining factor in building professional identity
and even in decisions about remaining in such positions. This challenge
underscores the importance of creating support networks among teachers, which
are essential for collective professional development, shared learning, and the
consolidation of teaching as a collaboratively constructed body of knowledge.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |