XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE USE OF CHATBOTS BY UNIVERSITY STUDENTS: IMPLICATIONS FOR AUTHORSHIP AND SELF-EFFICACY Autor: ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ADVISOR
Nº do Conteudo: 72386
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72386
Resumo:
Título: THE USE OF CHATBOTS BY UNIVERSITY STUDENTS: IMPLICATIONS FOR AUTHORSHIP AND SELF-EFFICACY Autor: ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Nº do Conteudo: 72386
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72386
Resumo:
Digital technologies are transforming education, and Artificial Intelligence
(AI), especially chatbots, can impact academic authorship and students
self-efficacy. This dissertation investigates how university students use these tools
and their possible implications for authorship and self-efficacy. The research is
based on the concept of self-efficacy, as defined by Albert Bandura (1977), and
authorship, according to Roland Barthes (2004). Through a mixed-methods
approach, including the application of the AEFS scale and semi-structured
interviews, quantitative data were used to assess students self-efficacy levels,
while interview transcriptions were analyzed to explore key aspects of the study.
The research seeks to answer questions regarding the relationship between AI and
authorship, the impact of self-efficacy on the use of these tools, and their practices
in higher education. Ultimately, this study contributes to the adaptation of
educational strategies in response to new technological dynamics and encourages
further discussions in the field.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |