XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INTERNATIONAL COOPERATION IN STRENGTHENING CASH TRANSFER PROGRAMS TO COMBAT SCHOOL DROPOUT: AN ANALYSIS OF THE STRATEGIES ADOPTED AND THE OUTCOMES OBSERVED IN BRAZIL, COSTA RICA, AND CHILE Autor: RAPHAELA MARIA BIANCO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUILHERME FERREIRA SORGINE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 72010
Catalogação: 31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72010
Resumo:
Título: INTERNATIONAL COOPERATION IN STRENGTHENING CASH TRANSFER PROGRAMS TO COMBAT SCHOOL DROPOUT: AN ANALYSIS OF THE STRATEGIES ADOPTED AND THE OUTCOMES OBSERVED IN BRAZIL, COSTA RICA, AND CHILE Autor: RAPHAELA MARIA BIANCO RODRIGUES
Nº do Conteudo: 72010
Catalogação: 31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72010&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72010
Resumo:
This policy brief seeks to analyze the role of International Cooperation in
strengthening Conditional Cash Transfer Programs (CCTPs) as a strategic
instrument in addressing school dropout in Latin America and the Caribbean
(LAC). By understanding school dropout as a reflection of the region s
socioeconomic inequalities and institutional fragilities, the study explores how
cooperation can enhance the potential of CCTPs, fostering more solid and
inclusive educational pathways. The central objective is to provide recommendations across multiple levels
national, international, and civil society, aimed at improving institutional
designs, integrating public policies, and strengthening local capacities, with a
view to sustainably reducing school dropout. The research adopts a qualitative
and comparative approach, focusing on Brazil, Costa Rica, and Chile, countries
that, despite their specificities, share structural challenges and relevant
experiences in the field of CCTPs and education. The findings demonstrate that, although CCTPs have contributed to
reducing school dropout in the region, their effectiveness remains conditioned by
education quality, integration with social policies, and progress in addressing
inequalities. International cooperation holds strategic potential to strengthen such
policies through the dissemination of good practices, technical and financial
support, promotion of regional networks, and construction of collaborative
solutions. In this sense, this policy brief offers inputs for the formulation of more
integrated and context-sensitive public policies, aiming to consolidate a more
equitable and sustainable educational ecosystem in LAC.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |