XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GAMES, INTERACTION AND MEANINGMAKING: DESIGN IN PARTNERSHIP AS A MOBILIZER OF REFLECTION ABOUT PLAYING IN COLLABORATION WITH PEOPLE WITH VISUAL DISABILITIES Autor: JOAO VITOR LESTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71800
Catalogação: 23/07/2025 Liberação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800
Resumo:
Título: GAMES, INTERACTION AND MEANINGMAKING: DESIGN IN PARTNERSHIP AS A MOBILIZER OF REFLECTION ABOUT PLAYING IN COLLABORATION WITH PEOPLE WITH VISUAL DISABILITIES Autor: JOAO VITOR LESTE
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71800
Catalogação: 23/07/2025 Liberação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800
Resumo:
Historically, people with disabilities were perceived by society as being
deviant from the norm and, consequently, their life experiences were defined by
experiences of ostracism and exclusion. In this Doctoral Thesis, I support the
argument that tabletop games have an enormous potential for mobilizing people to
coexist and, therefore, I invite readers to reflect about the power of playing in
establishing bridges between people - and how that can and must be applied to
bring us closer to people who are marginalized by society. In the second chapter, I
explain how language impacts our perception of people with disabilities,
emphasizing the social model of disability and proposing an emancipatory
linguistic perspective. In the third chapter, I present the benefits of playing, as well
as the barriers that people with disabilities - especially people with visual
disabilities - still must surpass in order to access them, and how active and
participative design methodologies can aid in designing games that consider the
experiences, wants and needs of this demographic. In the fourth chapter, I report
the experiences I had applying active and participative methodologies in projects
focused on promoting the inclusion or marginalized groups through games,
emphasizing what I have learned from them. These experiences involved
conducting a project about the inclusion of youths from the periphery in educational
spaces, through Youth Participatory Action Research (YPAR), and in participating
as a visiting researcher in a research project that applies the principles of design in
partnership to produce a game kit in partnership with people with intellectual
disabilities. In the fifth chapter, I report my experiences with applying design in
partnership in projects that involved the participation of people with visual
disabilities, specifically. These experiences involved the participation in a chess
workshop for students that the Benjamin Constant Institute (IBC) and the
collaboration with a student with visual disabilities from PUC-Rio - who acted as
a research intern, offering consultations about the experiences of people with visual
disabilities - so that we could play games and reflect on how we could make this
experience more welcoming to other people with visual disabilities. In the sixth
chapter, I present the results from the fifth chapter s experiences, which culminated
in a process of evaluation of the quality of the games that were played as to their
welcoming potential to people with visual disabilities.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |