XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE IMPACT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON INTERNATIONAL DIGITAL COMMERCE: INSIGHTS FROM THE NIKE CASE Autor: ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71620
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620
Resumo:
Título: THE IMPACT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON INTERNATIONAL DIGITAL COMMERCE: INSIGHTS FROM THE NIKE CASE Autor: ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Nº do Conteudo: 71620
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620
Resumo:
Artificial Intelligence (AI) is an extremely relevant factor in the strategic
growth of companies and therefore already plays a central role in international
digital commerce. Multinational companies have entered a new era of
opportunities, with predictive analytics, mass personalization, and optimization of
logistical processes. Thus, this study aims to delve deeper into how technological
evolution has impacted online marketing practices and how AI has redefined the
relationship between companies and their audience, enabling rapid adaptation to
different cultural and economic contexts around the world and achieving greater
accuracy and efficiency. To this end, the research is based on a literature review
that analyzes corporate behavior in the face of this technological strengthening
and, through qualitative research, identifies opportunities for exponential growth,
as well as management challenges, including serious ethical and data security
risks for consumers, along with the challenge of training leadership teams to work
effectively with AI. To deepen the practical analysis, a case study on Nike is
presented, showing how the company has been impacted by these transformations
and, according to projections, will have 47.70 percent of its revenue coming from
digital commerce by 2030 (NIKE, 2024). It is concluded that a deeper
understanding of new Artificial Intelligence technologies is essential for
companies seeking internationalization, aiming to integrate their different
channels and address security gaps to build brands that earn consumer trust.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |