XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NEW BRAZILIAN CONSERVATISM, GENDER AND SEXUALITY: CONCEPTIONS OF FUTURE TEACHERS OF BIOLOGICAL SCIENCES Autor: PATRICIA DA SILVA BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71592
Catalogação: 15/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71592
Resumo:
Título: NEW BRAZILIAN CONSERVATISM, GENDER AND SEXUALITY: CONCEPTIONS OF FUTURE TEACHERS OF BIOLOGICAL SCIENCES Autor: PATRICIA DA SILVA BARROS
Nº do Conteudo: 71592
Catalogação: 15/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71592
Resumo:
This research focuses on the conceptions of Biological Sciences teachers
regarding issues involving gender and sexuality, set against the backdrop of the rise
of new Brazilian conservatism over the past few decades. The defense of religious
values and traditional family structures is one of the main hallmarks of new
conservatism in Brazil, with significant involvement from evangelical leadership.
Thus, we investigated the conceptions of undergraduate students in the Biological
Sciences program at the Faculty of Teacher Training at the State University of Rio
de Janeiro, located in São Gonçalo, a municipality with a strong presence of
evangelical churches. We administered a questionnaire to participants with
questions about topics such as abortion, homosexuality, gender roles, transgender
issues, and education. Subsequently, interviews were conducted with a portion of
the sample, which were recorded and transcribed to deepen the analysis of their
conceptions. From a Human Rights Education perspective and utilizing theoretical
frameworks on the subject, we found that conservative thinking is present not only
among individuals of evangelical faith but also among individuals of other religions
and those with no religious affiliation. We also found that the majority of the
undergraduate students hold progressive views regarding gender and sexuality,
consistent with Human Rights Education; however, they reported that teacher
training could better assist them in understanding gender and sexuality issues. We
conclude that, although the local context of the university may exhibit
characteristics more aligned with conservative values, it is possible that the teachers
trained there may be more aligned with pluralistic and anti-discriminatory
educational proposals.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |