XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RETHINKING THE PRESENCE OF PLAYFUL IN HISTORY TEACHING IN THE NORMAL COURSE IN STATE OS RIO DE JANEIRO Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71489
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489
Resumo:
Título: RETHINKING THE PRESENCE OF PLAYFUL IN HISTORY TEACHING IN THE NORMAL COURSE IN STATE OS RIO DE JANEIRO Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Nº do Conteudo: 71489
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489
Resumo:
The object of this study is to research the concept of play in the teaching of
history in the early years of elementary school, by conducting interviews and
workshops with teacher training students from two schools run by the Rio de
Janeiro State Department of Education located in the Baixada Fluminense. The aim
of the research is, through analysis, to identify, define and develop strategies for the
use of play in the teaching of history to children. The sources used were the
curricular proposals of the SEEDUCRJ teacher training course, interviews with
teachers of pedagogical subjects, conversation circles and workshops with students
on the course. The methodology was bibliographical research, with a view to
investigating play and the curriculum, and then participant observation of all the
dynamics with students and teachers. Through the analysis of the curriculum,
questionnaires, conversation circles and workshops, it was possible to see that there
is a lack of teaching of history in the training of teachers in the pedagogical course,
which hinders the understanding of the concept of play as an important tool in the
construction of historical knowledge in the early years of elementary school.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |