$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: RETHINKING THE PRESENCE OF PLAYFUL IN HISTORY TEACHING IN THE NORMAL COURSE IN STATE OS RIO DE JANEIRO
Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71489
Catalogação:  10/07/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489

Resumo:
The object of this study is to research the concept of play in the teaching of history in the early years of elementary school, by conducting interviews and workshops with teacher training students from two schools run by the Rio de Janeiro State Department of Education located in the Baixada Fluminense. The aim of the research is, through analysis, to identify, define and develop strategies for the use of play in the teaching of history to children. The sources used were the curricular proposals of the SEEDUCRJ teacher training course, interviews with teachers of pedagogical subjects, conversation circles and workshops with students on the course. The methodology was bibliographical research, with a view to investigating play and the curriculum, and then participant observation of all the dynamics with students and teachers. Through the analysis of the curriculum, questionnaires, conversation circles and workshops, it was possible to see that there is a lack of teaching of history in the training of teachers in the pedagogical course, which hinders the understanding of the concept of play as an important tool in the construction of historical knowledge in the early years of elementary school.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui