XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTEMPORARY IMAGES (OF THE SUBLIME): A STUDY OF THE AESTHETIC EXPERIENCE Autor: DANUSA DEPES PORTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7147
Catalogação: 27/09/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7147
Resumo:
Título: CONTEMPORARY IMAGES (OF THE SUBLIME): A STUDY OF THE AESTHETIC EXPERIENCE Autor: DANUSA DEPES PORTAS
Nº do Conteudo: 7147
Catalogação: 27/09/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7147
Resumo:
The present study - Contemporary Images (of the Sublime) -
intends to
investigate the meaning of the image today. Its main
purpose is to develop and broaden
the understanding of such concepts as image and sublime in
the representative regime
of contemporary visuality. From the perspective of this
study, the image is not a
visual target of an optical framing manifested through
projection, under a
representational order, or an objective essence previously
attributed to the world
revealed by the Gaze of a Universal and Sovereign Subject;
it is rather an event, the
destination of a process related to a game that involves a
series of specific mediations
named imagerie (production of images). These visual
mediations - which are
simultaneously technical, semantic and aesthetic -
organize the production and the
reproduction of subjects within a culture, redefining the
concepts of space, time, memory,
knowledge and fruition, which implies the end of modern
epistemology and the need
to create new methods of thinking and, therefore, of
visuality. In this context, the
double modality of Kant`s concepts of Beauty and Sublime
will be considered in the
process of founding post-modernity, seen as the present
state of the crisis of modern
fundaments. The legacy left by the concept of the sublime
to aesthetics is related to
the recognition of reality as being available for multiple
and provisional experiments,
bringing reality and art together, making reality as
fictional as art itself. The work of
the artist Cindy Sherman offers a fertile field for
investigation of the notions of
image and the sublime. Through the use of photographic
technique and support,
instead of making objects for art critics, she constitutes
herself as an instance of
criticism. Sherman builds a metalanguage with which she
can then operate with on
the mythicogrammatical plane of art. She composes her
photographic series with
images of displeasure or laughter (rather than pleasure),
and the fact that these
sensations are presented as substitutes for aesthetic
pleasure orients the order of
experience in the contemporary scene, which this study
intends to investigate.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
REFERENCES AND APPENDICES |
PDF ![]() |