XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HOW PSYCHOLOGICAL SAFETY AFFECTS THE LEARNING CULTURE IN ORGANIZATIONS Autor: ALEXIA GUIMARAES D DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA AMELIA TOMEI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71383
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71383
Resumo:
Título: HOW PSYCHOLOGICAL SAFETY AFFECTS THE LEARNING CULTURE IN ORGANIZATIONS Autor: ALEXIA GUIMARAES D DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 71383
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71383
Resumo:
This study aims to explore the relationship between psychological safety and the learning culture within organizations, considering the ongoing context of change and innovation in the workplace. The organizational literature has shown that environments with higher levels of psychological safety also tend to foster a learning culture, characterized by open communication, the recognition of mistakes, and the exchange of ideas. In this sense, psychological safety plays a fundamental role, as it allows employees to express their opinions, share knowledge, and take interpersonal risks without fear of punishment or judgment. To investigate this relationship, 25 semi-structured interviews were conducted with members from different work teams, companies, and industries. Based on the content analysis of these interviews, patterns and challenges were identified in the development of an organizational environment that supports learning. The results were divided into distinct categories: employees perceptions regarding psychological safety and learning culture; support and interventions related to these elements; and the consequences of psychological safety and learning culture. The findings revealed that a psychologically safe environment encourages a strong learning culture within organizations. This positive team climate benefits individuals, groups, and the organization as a whole. In addition, the study contributes to a better understanding of how psychological safety influences learning culture in the workplace.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |