XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HASHTAG CITY - THE INSTAGRAMIZATION OF THE URBAN: ARTICULATING SOCIAL NETWORKS AND THE REPRODUCTION OF URBAN SPACE Autor: FREDERICO BASSO MONTANARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - ADVISOR
ERNESTO GOMES IMBROISI - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71367
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71367
Resumo:
Título: HASHTAG CITY - THE INSTAGRAMIZATION OF THE URBAN: ARTICULATING SOCIAL NETWORKS AND THE REPRODUCTION OF URBAN SPACE Autor: FREDERICO BASSO MONTANARI
ERNESTO GOMES IMBROISI - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71367
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71367
Resumo:
The present thesis addresses the metamorphoses of urban space and,
consequently, the metamorphoses of the city, based on a new condition:
instagramization. To this end, our research considers the spatio temporal
conditions that have enabled the emergence of an increasingly digitized and
financialized world, which form the foundation for the instagramization of the
urban. Accordingly, the first chapter is dedicated to investigating the so-called
instagrammable space, articulating its materialities (the bricks) and its
immaterialities (the bits). Given a reality increasingly spectacularized and
mediated by images, it is essential to discuss the role of the image in the
production of urban space—a theme explored in the second chapter, as
innovations in marketing—such as city branding—have increasingly contributed
to capitalist accumulation processes. Finally, the last chapter is devoted to the
theoretical and methodological grounding of our thesis: instagramization has
played a role in the reproduction of urban space, mobilizing land rent and
informational rent to support financialized accumulation circuits.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |