$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: CHILDHOOD S MENTAL HEALTH: FAMILY AND SCHOOL CONTEXTS
Autor: KAMILLA CARDOSO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71349
Catalogação:  30/06/2025 Liberação: 12/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71349

Resumo:
Children and adolescents are vulnerable to mental health issues, which may affect their development and result in academic and interpersonal difficulties. Family and school environments play crucial roles in this process, acting as either protective or risk factors. This dissertation examined the mental health of elementary school students (grades 1–5) at a federal public school in Rio de Janeiro, based on the perspectives of caregivers and teachers. The first study investigated caregivers’ quality of life (QoL) and symptoms of anxiety, as well as their relationship with the children s mental health. Although half of the children presented a healthy mental health profile, a considerable proportion of caregivers (65.2 percent) reported symptoms of anxiety. Furthermore, children s emotional symptoms were negatively correlated with caregiver QoL (r = -0.233; p less than 0.005) and positively correlated with caregiver anxiety (r = 0.362; p less than 0.01), with QoL emerging as a predictor of children s emotional symptoms (beta= -0.244; p = 0.021). The second study employed both quantitative and qualitative analyses to explore the perceptions of 27 teachers regarding the challenges of daily school life, the connection between mental health and learning, strategies employed in the classroom, and suggestions for improvement. Most teachers identified signs of psychological distress among students, particularly externalizing symptoms. Despite demonstrating some knowledge and using relevant strategies, teachers face ongoing barriers to ensuring students’ access to appropriate education and mental health support. These findings underscore the importance of implementing child mental health promotion and protection strategies within both school and family settings.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui