XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CODE-PROOF EDUCATION: TEACHING PERSPECTIVES ON THE PERSONALIZATION OF EDUCATION Autor: ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71264
Catalogação: 25/06/2025 Liberação: 25/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264
Resumo:
Título: CODE-PROOF EDUCATION: TEACHING PERSPECTIVES ON THE PERSONALIZATION OF EDUCATION Autor: ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Nº do Conteudo: 71264
Catalogação: 25/06/2025 Liberação: 25/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264
Resumo:
The increasing adoption of educational digital technologies has been widely
promoted as a pathway to personalized learning, especially in private schools,
where infrastructure tends to be more conducive to their implementation. However,
this integration also raises questions about its actual effectiveness, teacher
autonomy, and the structural challenges imposed by digital platforms that collect
and analyze personal data. In this context, this research aimed to understand how
teachers perceive and experience personalized learning mediated by digital
technologies in private schools in Rio de Janeiro. The study had three specific
objectives: (1) to analyze teachers experiences and opinions regarding the
integration of these technologies into their pedagogical practices; (2) to understand
their perceptions of the potential and limitations of these tools in the school context;
and (3) to examine their concerns and expectations regarding the use of educational
data in personalized learning. In this regard, the research is based on authors such
as Neil Selwyn (2022), Ben Williamson (2016), and Kate Crawford (2022), who
question standardization, process centralization, and the ethical impacts of data
usage in education. The research adopted a qualitative approach, based on
interviews with teachers from private schools in Rio de Janeiro. Semi-structured
interviews were conducted with teachers who volunteered to share their experiences
and perceptions of personalized learning mediated by digital technologies. The
analysis of the interviews was carried out in light of the study s theoretical
framework, aiming to identify patterns, contradictions, and challenges faced by
teachers in integrating these tools into their pedagogical practices. The findings
highlight that personalized learning, in practice, does not always translate into
greater autonomy for teachers and students and is often shaped by institutional and
corporate interests. Thus, it is suggested that for technology-mediated
personalization to fulfill its promises, it is essential to invest in teacher training,
strengthen pedagogical autonomy, and implement institutional policies that ensure
a more critical and ethical use of digital tools in education.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |