XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EMOTIONAL DYSREGULATION IN ADOLESCENTS: ASSOCIEATED FACTORS AND INTERVENTION IN SOCIO-EMOTIONAL SKILLS Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ADVISOR
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71144
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144
Resumo:
Título: EMOTIONAL DYSREGULATION IN ADOLESCENTS: ASSOCIEATED FACTORS AND INTERVENTION IN SOCIO-EMOTIONAL SKILLS Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 71144
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144
Resumo:
This dissertation was developed in two studies. The first article investigated
the relationship between emotional dysregulation and symptoms of stress,
depression and anxiety, assessed using the Emotional Dysregulation Scale-Child
and Adolescent Version (EDE-IJ), the Anxiety Symptoms Questionnaire (QSA)
and the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), in 63 Brazilian
adolescents. The results showed that the paralysis factor (EDE-IJ) presented
stronger correlations with anxiety symptoms (r equals 0.726). The pessimism factor
(EDE-IJ) demonstrated moderate to strong correlations with anxiety, depression
and stress (QSA; DASS-21), being stronger with depression (r equals 0.633). Multiple
linear regression analysis showed that the shutdown (EDE-IJ) impacted anxiety
symptoms (QSA) (Beta equals 0.693; p is less than 0.001) and the pessimism factor (EDE-IJ) was the
only one that explained anxiety symptoms measured by DASS-21 (F(1, 61) equals
11.655, p is less than 0.001; adjusted R2 equals 0.147). The only factor that explained depression
symptoms (DASS-21) was pessimism (F(1, 61) equals 40.714, p is less than 0.001; adjusted R2 equals
0.390). The second article presented the effects of an intervention based on
Cognitive Behavioral Group Therapy for the development of socioemotional skills
in 24 adolescents. The Experimental Group showed significant improvement in the
post-intervention period in the fact of paralysis (F equals 8.108; p equals 0.009) and marginally significant in the coping item (F equals 3.823; p equals 0.063), factors measured by EDE-IJ. Theresults of this dissertation highlight the importance of developing emotional regulation skills to prevent mental health problems in adolescence.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |