$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EMOTIONAL DYSREGULATION IN ADOLESCENTS: ASSOCIEATED FACTORS AND INTERVENTION IN SOCIO-EMOTIONAL SKILLS
Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ADVISOR
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 71144
Catalogação:  18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144

Resumo:
This dissertation was developed in two studies. The first article investigated the relationship between emotional dysregulation and symptoms of stress, depression and anxiety, assessed using the Emotional Dysregulation Scale-Child and Adolescent Version (EDE-IJ), the Anxiety Symptoms Questionnaire (QSA) and the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), in 63 Brazilian adolescents. The results showed that the paralysis factor (EDE-IJ) presented stronger correlations with anxiety symptoms (r equals 0.726). The pessimism factor (EDE-IJ) demonstrated moderate to strong correlations with anxiety, depression and stress (QSA; DASS-21), being stronger with depression (r equals 0.633). Multiple linear regression analysis showed that the shutdown (EDE-IJ) impacted anxiety symptoms (QSA) (Beta equals 0.693; p is less than 0.001) and the pessimism factor (EDE-IJ) was the only one that explained anxiety symptoms measured by DASS-21 (F(1, 61) equals 11.655, p is less than 0.001; adjusted R2 equals 0.147). The only factor that explained depression symptoms (DASS-21) was pessimism (F(1, 61) equals 40.714, p is less than 0.001; adjusted R2 equals 0.390). The second article presented the effects of an intervention based on Cognitive Behavioral Group Therapy for the development of socioemotional skills in 24 adolescents. The Experimental Group showed significant improvement in the post-intervention period in the fact of paralysis (F equals 8.108; p equals 0.009) and marginally significant in the coping item (F equals 3.823; p equals 0.063), factors measured by EDE-IJ. Theresults of this dissertation highlight the importance of developing emotional regulation skills to prevent mental health problems in adolescence.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui